Galeria
Quando falamos em tratamento químico em metais estamos nos referindo que não há utilização de energia elétrica na geração do revestimento. Nesse caso o tratamento químico em metais mais comum e conhecido é o chamado Níquel Químico.
A deposição do tratamento químico em metais ocorre por uma reação autocatalítica onde os elétrons necessários para a redução dos íons metálicos são gerados.
Por não haver fonte de energia elétrica no processo, o depósito gerado pelo tratamento químico em metais tem espessura uniforme por toda a superfície da peça, desde que tenha estado em contato com a solução pelo tempo de imersão.
Assim sendo, uma das vantagens do tratamento químico em metais é a sua capacidade precisa na espessura do revestimento pelo tempo de banho, podendo variar de alguns mícrons até camadas extremamente grandes.
O tratamento químico em metais pode ser aplicado em uma ampla variedade de metais, incluindo aço, latão, cobre e alumínio.
Existem três tipos principais de banho de níquel químico utilizados como tratamento químico em metais e são classificados pelo teor de fósforo encontrado no depósito gerado: médio fósforo, baixo fósforo e alto fósforo.
- Níquel Químico Médio Fósforo: Tem teor de fósforo entre 7% e 9% em peso de camada, bom brilho e ótima dureza
- Níquel Químico Baixo Fósforo: Tem teor de fósforo entre 1% e 3% em peso de camada, tem aspecto semi-brilhante, com alta dureza e resistência à abrasão, também sendo utilizado quando acabamento precisa soldabilidade, ou resistir a alta temperatura (alto ponto de fusão do depósito > 1200oC), ou necessidade de condutividade elétrica
- Níquel Químico de Alto Fósforo: Tem teor de fósforo entre 10% e 13% em peso de camada, e é muito resistente à corrosão e ao desgate. É amplamente utilizado na indústria alimentícia por ter um baixo nível de toxicidade e ausência de metais pesados
Os parâmetros que necessitam ser controlados num tratamento químico em metais são:
- Concentração
- pH
- Temperatura
- Agitação
- Filtração
- relação Área Processada X Volume do Banho
- MTO (Metal Turn Over)
MTO significa Metal Turn Over e é uma medida que visa controlar a quantidade de vezes que os reforços efetuados equivalem a uma montagem nova, pois após um período de utilização, ou seja, a MTO, as propriedades físicas da camada sofrem alterações, podendo não atender a especificação.
Para o acabamento em Níquel Químico Médio Fósforo indicamos o processo ITA NIQUEL QUIMICO 2000.
Contacte-nos para que possamos entender a sua necessidade e, como possuímos uma extensa linha de produtos, poderemos lhe orientar da melhor sequência e linha de produtos possível.