Galeria
A preparação de zamac para o tratamento superficial inicia-se já no momento de fundição das peças: utilização de desmoldantes adequados e de zamac de boa procedência são essenciais para a confecção de peças com qualidade.
O ZAMAC é uma liga metálica composta principalmente de zinco, alumínio, magnésio e cobre. Essa combinação confere ao ZAMAC propriedades únicas que o tornam ideal para diversas aplicações na galvanoplastia.
Uma das principais características do ZAMAC é sua resistência à corrosão, o que o torna um revestimento eficaz para peças expostas.
Para fundir o ZAMAC, é necessário aquecer a liga metálica até atingir sua temperatura de fusão, que geralmente varia entre 380°C e 420°C.
A fundição do ZAMAC pode ser realizada em fornos de fusão, como fornos de cadinho, utilizando técnicas como fundição por gravidade ou fundição por injeção.
Após a solidificação, as peças de ZAMAC devem passar por processos adicionais de preparação de zamac, como usinagem, normalmente processo manual para retirada de rebarbas.
Mas na preparação de zamac uma etapa muito importante é o vibro-polimento, pois irá proporcionar polimento à superfície das peças, fechando porosidades, e assim estarem preparadas para o tratamento de superfície final.
No tratamento de superfície, a preparação de zamac inicia por utilizar um desengraxante de baixa alcalinidade, de forma a não atacar a superfície da peça.
Depois, na sequência da preparação de zamac, é necessário dar uma camada de cobre alcalino.
Esse cobre alcalino deve ser à base de hidróxido de potássio, pois dessa forma o banho terá maior eficiência, fazendo com que o tempo de banho seja menor e a cobertura da superfície mais rápida (maior camada, mesmo nas áreas de baixa densidade de corrente).
Depois da preparação de zamac efetuada, já com a camada de cobre alcalino, a peça pode seguir para o acabamento desejado, que podem ser diversos: latão, níquel, prata, ouro, oxidações, verniz cataforético, etc.
A Itamarati Metal Química possui uma ampla linha de produtos para tratamento de superfícies, e para a preparação de zamac podemos lhes apresentar essa sequência:
- MAX FER ZLF80 (desengraxante químico)
- CUPPER BRILL ESPECIAL (banho de cobre alcalino)
- CUPPER LUX (banho de cobre ácido)
- OPTIMA ADITIVO (banho de níquel brilhante)
- E para o acabamento final indicamos:
- LACKOTE PU ULTRA PIGMENTADO (verniz cataforético poliuretano)
- GRAFITE BLACK (banho de grafite)
- SAL DE PRÉ-PRATA (banho de pré-prata)
Contacte-nos para que possamos entender a sua necessidade e lhe orientar pelo uso do melhor produto para atendê-los.
Práticas ESG
Práticas ESG: os resíduos do tratamento de superfícies devem ser descartados de acordo com as regulamentações ambientais locais. É importante seguir as diretrizes para minimizar o impacto ambiental e prevenir a contaminação do solo ou da água. Também garanta que os colaboradores utilizem equipamentos de proteção adequados, como luvas, botas, avental, óculos de segurança e máscaras respiratórias quando necessário.