Galeria
A Itamarati Metal Química, mesmo antes da utilização pelo mercado do termo ESG lá pelos meados dos anos 2000, já efetuava práticas ESG no tratamento de superfícies e sempre se preocupou com a sustentabilidade.
Como dizem atualmente, ser sustentável não é uma corrida de 100 metros, mas uma maratona... ninguém dorme e acorda sustentável. E nós, da Itamarati, sempre estivemos nessa empreitada.
A Itamarati foi a 1ª Empresa Nacional do Segmento de Tratamento de Superfícies a implantar a ISO 9001 e, logo na sequência, implantou também a ISO 14000 e novamente se tornou a 1ª Empresa Nacional do Segmento uma certificação desse porte.
E agora, com o Selo de Sustentabilidade da BMV, nos tornamos a 1ª Empresa de tratamento de superfícies do Brasil certificada como NETPOSITIVO, ou seja, a quantidade líquida de emissões de gases de efeito estufa (GEE) liberadas para a atmosfera é igual a zero.
Isso significa que a quantidade de GEE emitida é compensada por medidas de redução de emissões e remoção de carbono, de forma que o balanço final resulte em zero.
E como isso foi possível? Porque essa sempre foi uma preocupação da diretoria, tendo as práticas ESG no tratamento de superfícies desde seu início permitindo que chegássemos aqui com uma pegada de carbono controlada e reduzida.
E em parceria com a greentech Brasil Mata Visa (BMV), inserimos as práticas ESG no tratamento de superfícies oficialmente em nosso negócio. Promovemos ações que atendem aos critérios ESG, passamos a integrar o Programa BMV como parte de nossas ações de governança, demonstrando nosso compromisso com a sustentabilidade ambiental e responsabilidade social.
Por fim, recebemos o Selo Sustentabilidade BMV por ter investido na UCS - Unidade de Crédito de Sustentabilidade, crédito que remunera o trabalho de quem protege as vidas no planeta, garantindo a conservação da biodiversidade das florestas.
Este Selo atesta, em números, os resultados sociais e os benefícios ambientais gerados pela redução de emissões, proteção da biodiversidade e ciclagem de água decorrente das florestas protegidas, certificadas de forma efetiva, transparente e com fácil verificação.
Como práticas ESG no tratamento de superfícies que permitiram que fosse possível chegarmos a uma pegada de carbono controlada e reduzida temos:
- Implantação das ISO 9000 e ISO 14000
- Envio de lodo para destinação final para utilização dos micronutrientes, não deixando assim passivo ambiental
- Utilização de água de poço artesiano
- Descarte ZERO da água tratada em nossa E.T.E.
- Reutilização das bombonas de nossos produtos
- Destinação final das Bombonas (quando não tem mais possibilidade de uso), das sacarias, lâmpadas e vidrarias
- Lavagem dos uniformes dos funcionários dentro da fábrica, com tratamento posterior da água dessa lavagem
- Monitoramento de solo, apesar de não ter sido exigido por nenhum órgão ambiental
- Utilização de energia solar através da instalação de painéis fotovoltaicos
E, em breve, uma nova ação de práticas ESG no tratamento de superfícies será implantada: faremos a captação das águas de chuva para utilização no nosso processo fabril, fazendo assim com que consumamos menos água do poço artesiano, reduzindo ainda mais nossa pegada de carbono.
Com o Selo de Sustentabilidade chancelando nossas práticas ESG no tratamento de superfícies, estamos aptos a fornecer produtos sem pegada de carbono, de forma que quando você for calcular a sua pegada de carbono não precisará se preocupar com o que os processos do tratamento de superfícies carregam consigo em relação a pegada de carbono.
Lembre-se que esse cálculo leva em conta todos os processos produtivos, do começo ao fim, considerando inclusive a extração e distribuição dos insumos da sua fábrica. Dessa forma, opte sempre por parceiros que possuam algum tipo de compromisso socioambiental. Se eles reduzem as emissões, você partirá de um patamar mais baixo de cálculo.
A sustentabilidade não é uma despesa, é um investimento. Buscar conhecer e reduzir sua pegada de carbono permitirá que você conheça melhor os pontos positivos e negativos do processo fabril da sua empresa.
A luta pela sustentabilidade é coletiva, é preciso ter em mente todos os elos da cadeia produtiva, portanto escolha os fornecedores com critério, que possuam práticas ESG no tratamento de superfícies .
Contacte-nos para que possamos entender a sua necessidade e lhe orientar pelo uso do melhor produto para atendê-los.