Galeria
Na zincagem eletrolítica há uma etapa chamada passivação. A passivação é um processo adicional que ocorre após o revestimento da peça com zinco e tem como objetivo melhorar a resistência à corrosão da camada de zinco e proporcionar uma maior durabilidade do revestimento.
A passivação pode ser a base de cromo hexavalente, chamado de bicromatizado, ou a base de cromo trivalente.
O passivador trivalente é baseada no uso de compostos de cromo trivalente, que ainda fornecem proteção anticorrosiva para o revestimento de zinco, mas com menos riscos à saúde e ao meio ambiente. Assim, após a peça ser retirada do banho de zinco, deve ser lavada e ativada para em seguida passar pela passivação trivalente.
O passivador trivalente forma uma camada superficial sobre o zinco, que aumenta sua resistência à corrosão, protegendo-o contra fatores ambientais, como umidade, e agentes corrosivos.
Além disso, o passivador trivalente pode conferir diferentes tonalidades (azul, amarelo e preto) ao revestimento de zinco, permitindo a obtenção de diferentes cores para fins estéticos ou de identificação.
Após a etapa do passivador trivalente, o revestimento ainda pode ser submetido a um processo adicional chamado de selagem. Essa etapa envolve a aplicação de um selante, que é uma camada de material protetor aplicado sobre a superfície da passivação trivalente.
A selagem tem vários propósitos importantes:
- Aumento da resistência à corrosão
- Melhoria das propriedades estéticas
- Controle de torque
É importante ressaltar que a seleção do tipo de selante pode variar de acordo com a aplicação específica e os requisitos de desempenho da peça galvanizada.
A linha de processos de passivação trivalente da ITAMARATI são:
Passivação azul trivalente:
- ITA ECO 10: até 72hs de resistência à corrosão branca em Salt SPray, de acordo com a norma ASTM B-117
- PRODIGY SKYBRITE 100: mínimo de 120hs de resistência à corrosão branca em Salt SPray, de acordo com a norma ASTM B-117
Passivação amarelo trivalente:
- AMARELO ITA FREE: mínimo de 200hs de resistência à corrosão branca em Salt SPray, de acordo com a norma ASTM B-117
Passivação preto trivalente:
- ITA NEGRO TRI 975: até 168hs de resistência à corrosão branca em Salt SPray, de acordo com a norma ASTM B-117, sendo necessário a utilização do nosso selante SEAL COAT 200 D
- PRODIGY MIDNITE: até 168hs de resistência à corrosão branca em Salt SPray, de acordo com a norma ASTM B-117, sendo necessário a utilização do nosso selante SEAL COAT 200 D
Selante:
- SEAL COAT 200 D: é um selante orgânico para aplicação sobre passivação trivalente
Contacte-nos para que possamos entender a sua necessidade e, como possuímos uma extensa linha de produtos, poderemos lhe orientar da melhor sequência e linha de produtos possível.