Galeria
A oxidação negra é um processo químico, ou seja, não há a utilização de corrente elétrica, e é utilizada por toda a indústria para proteger peças de aço e ferro.
O resultado do processamento na oxidação negra é a formação de um filme de óxido preto na superfície da peça. Esse filme de óxido preto é bem uniforme e aderente, apresenta razoável resistência à corrosão, e não altera dimensional da peça ou quaisquer outras propriedades.
O aspecto visual proporcionado pelo processamento na oxidação negra vai depender das condições em que a superfície de peça se encontrar.
Existem dois tipos de oxidação negra : a oxidação negra a quente e a oxidação negra a frio.
Para a oxidação negra a quente, o equipamento (tanque e sistema de aquecimento) é um item primordial para o bom funcionamento do processo, pois o mesmo opera em alta temperatura, entre 135o C e 145o C.
Para a oxidação negra a frio, a qualidade do material da peça é fator importante para conseguir atingir um aspecto visual satisfatório, pois se houver variação na qualidade ou tipo de material, o ajuste efetuado na solução pode não atender em todas as variações.
Apesar de ser chamada de oxidação negra a frio, a temperatura de operação deve ficar entre 22o C e 35o C.
Os processos da ITAMARATI para oxidação negra são:
- OXIDAÇÃO NEGRA PARA FERRO: oxidação negra a quente
- INSTA BLACK 333: oxidação negra a frio
Após o processamento na oxidação negra, deve-se efetuar mais duas etapas:
- neutralizar a peça com solução de ácido crômico
- oleamento da peça (veja nas informações técnicas do site sobre nossa linha de Óleos Protetivos)
Contacte-nos para que possamos entender a sua necessidade e, como possuímos uma extensa linha de produtos, poderemos lhe orientar da melhor sequência e linha de produtos possível.