Galeria
Numa estação de tratamento de efluentes da galvanoplastia é normal utilizar cal para o tratamento da água.
Apesar de ser um produto com menor preço de aquisição, o que o torna sempre a primeira opção, ao longo do processo de tratamento de efluentes e descarte dos resíduos, ele se tornará um problema ecológico e talvez o maior custo da sua E.TE., e eliminar cal do tratamento de água se torna uma necessidade.
A cal no tratamento de efluentes não reage de nenhuma forma, sendo somente utilizada para auxiliar na precipitação de metais e para elevar pH. Portanto, como não há reação, tudo o que for colocado de cal durante o tratamento, sairá com o lodo galvânica gerado pelo tratamento.
Outro ponto negativo é que devido ao peso das partículas da cal, e sempre ser utilizada em grandes quantidades, além da sujeira que o mesmo gera no ambiente da E.T.E., haverá resíduo da cal nos tanques, nas tubulações, a bomba do filtro prensa irá trabalhar sob maior esforço.
Ou seja, eliminar cal do tratamento da água permitirá que, além de uma água de melhor qualidade, você também propicie um ambiente melhor para o operador, para o sistema de tratamento e para a operação da bomba do filtro prensa.
Para eliminar cal do tratamento de água temos o produto LIP AS-1 . Ele é um precipitador primário, que também auxilia na elevação do pH do efluente em tratamento.
Ao eliminar cal do tratamento de água utilizando o LIP AS-1, você garante que a precipitação e consequente floculação se inicie antes da utilização do polímero ou polieletrólito. Além disso, com o LIP AS-1 a clarificação e a descoloração da água ficam mais intensas aumentando a taxa de rendimento do volume de água tratada.
Ao eliminar cal do tratamento da água você também irá garantir uma menor quantidade de lodo gerado. Primeiramente, porque como não haverá adição da cal, essa cal não sairá com o lodo.
A floculação gerada pelo uso do LIP AS-1, apesar de serem flocos grandes e que precipitam rapidamente, tem menos peso e e ocupam menor volume, reduzindo assim o lodo a ser filtrado pela bomba do filtro prensa, minimizando esforço do equipamento e consequentemente reduzindo o seu desgaste.
Outro ponto sobre eliminar cal do tratamento de água é a sustentabilidade na utilização do LIP AS-1, pois para cada tonelada de cal fabricada há emissão de gases do efeito estufa que varia entre 790 kg a 920 kg. Ou seja, eliminar cal do tratamento de água reduzirá a pegada de carbono que essa etapa do seu processo fabril carregará.
Outra característica da utilização do LIP AS-1 é que quando se usa o Sulfato de Alumínio, somente os coloides de carga negativa são atraídos pelas partículas dissociadas do sulfato na solução, por esta razão o tratamento efetuado somente com o sulfato de alumínio não é totalmente aproveitado e com a aplicação do LIP AS-1 completa-se o tratamento devido à troca de carga elétrica dos coloides.
Com o uso do LIP AS-1 a reação será alcalina, diminuindo ou eliminando a adição de álcalis, estabelecendo o pH favorável para floculação. LIP AS- 1 possui uma ação especifica sobre a sílica e o magnésio, removendo-os e evitando a dureza na água, também sendo uma ótima opção para redução de sulfato na água tratada em vez do uso de carbonato de bário.
Portanto, eliminar cal do tratamento de água não é só uma questão de atender às normas de descarte de água ou de ser mais sustentável, mas também de redução de custos.
Ao utilizar o LIP AS-1 você gerará menos lodo, consequentemente irá usar menos transporte para descartar esse lodo gerado, além de que os equipamentos trabalharão mais limpos e leves, reduzindo o desgaste deles.
Sabemos que cada situação é um caso diferente, mas na grande maioria das ocorrências, podemos dizer que a redução de lodo varia de 30% a 50%, e a redução nos custos de todo o tratamento de efluentes seja de no mínimo 30%.
A utilização do LIP AS-1 irá atender às práticas ESG:
- E (Environment/Ambiental): porque tem menor pegada de carbono e gera menos lodo no tratamento;
- S (Social): porque propricia um melhor ambiente para o trabalho da E.T.E.;
- G (Governance/Governança): porque ao reduzir os custos irá gerar mais ganhos para a empresa
Contacte-nos para que possamos lhe apresentar o LIP AS-1 . Estaremos com você nos testes para definir e lhe orientar pelo uso dos melhores produtos para atendê-los.