Galeria
Se pesquisa por calculo de volume de tanque, confira com a Itamarati. Entre em contato hoje mesmo e conheça profissionais referência no mercado para te auxiliar.
O Tratamento de Superfícies é um processo essencial em diversas indústrias, tem como objetivo revestir materiais com uma fina camada de um ou mais metais, conferindo-lhes características específicas e vantagens como resistência à corrosão, propriedades elétricas e estética aprimorada. Para alcançar resultados eficientes e consistentes nesse processo, é fundamental compreender a importância do cálculo de volume de tanque utilizados.
Quando falamos da Produção, saber o volume dos tanques utilizados é um fator crítico que influencia diretamente a qualidade do que será processado, pois sem saber o volume, como você saberá o quanto de reforço de sais e/ou aditivos será necessário.
Um cálculo de volume de tanque preciso também é necessário para garantir a proporção adequada entre os produtos químicos utilizados no banho e o tamanho das peças a serem processadas. O conhecimento do volume evita desperdícios de produtos químicos e energia, resultando em economia significativa para a empresa.
Além disso, o cálculo de volume de tanque permite determinar a quantidade de peças que podem ser revestidas simultaneamente, otimizando a produção e aumentando a eficiência do processo.
Outra razão para o cálculo de volume de tanque é a segurança dos operadores e do ambiente de trabalho. Ao conhecer a capacidade exata do tanque, é possível evitar a sobrecarga, que poderia levar a vazamentos perigosos de produtos químicos. Além disso, trabalhar com volumes corretamente dimensionados evita derramamentos e respingos, reduzindo o risco de acidentes e minimizando a exposição dos funcionários a substâncias químicas tóxicas.
Porém, há tanques em vários outros departamentos além da produção:
- os tanques para o Tratamento de Efluentes;
- os tanques de depósito de matérias-primas como ácidos, os tanques de acúmulo de água;
- áreas de contenção, que apesar de não ser um tanque propriamente dito, atuam como um grande tanque para conter caso haja vazamento em tanque que contenham produtos.
Basicamente teremos tanques em 2 formatos distintos: prismático ou redondo; e uma informação importante que irá interferir no cálculo de volume de tanque é se o fundo do tanque é plano, inclinado ou cônico.
Assim sendo, de posse dessas informações, o cálculo de volume de tanque poderá ser efetuado com a aplicação das seguintes fórmulas que explicarei abaixo:
Tanque Prismático
O tanque prismático é um tanque retangular, e seu cálculo de volume depende do tipo
de fundo que ele tiver:
Fundo Plano (figura 1)
É quando o fundo é reto, e a fórmula será:
Volume Total = Comprimento x Largura X Altura Total
Porém, não se trabalha com o tanque cheio até a borda, portanto devemos considerar o nível da solução do cálculo de volume de tanque: Altura Útil = Altura Total – Altura do Nível Volume Útil = Comprimento x Largura X Altura Útil
Fundo Inclinado (figura 2)
É quando um dos lados do tanque é menor que o outro no fundo, fazendo um desnível em formato de triângulo retângulo invertido, e para aplicar a fórmula de maneira mais simples iremos dividir o tanque em 2 partes: até o fundo do lado menor chamaremos de Volume Prismático, e :
Volume Útil = Volume Prismático + Volume Desnível
Volume Prismático = Comprimento x Largura X (Altura Menor – Altura do Nível)
Volume Desnível = Comprimento x (Largura X (Altura Maior – Altura Menor) / 2)
Fundo Cônico (figura 3)
É quando o centro do fundo do tanque é maior do que as laterais, formando um
triângulo invertido, sendo a seguinte fórmula:
Volume Útil = Volume Prismático + Volume Triângulo Invertido
Volume Prismático = Comprimento x Largura X Altura Útil
Volume Triângulo Invertido = Comprimento x ((Largura X Altura Triângulo Invertido) / 2)
Tanque Redondo
O tanque redondo é um tanque cilindrico, e seu cálculo de volume também depende do tipo de fundo que ele tiver:
Fundo Plano (figura 4)
É quando o fundo é reto, e a fórmula será:
Altura Útil = Altura Total – Altura do Nível
Volume Total = x (raio da circunferência) 2 x Altura Útil
Fundo Cônico (figura 5)
É quando o centro do fundo do tanque é maior do que as laterais, formando um cone invertido, sendo a seguinte fórmula:
Volume Total = Volume Cilíndrico + Volume Cone Invertido
Volume Cilíndrico = PI x (raio da circunferência) 2 x Altura Útil
Volume Cone Invertido = (PI x (raio da circunferência) 2 x Altura Cone Invertido) / 3
Contacte-nos para que possamos entender a sua necessidade e lhe orientar da melhor forma possível.